Ingredientes

Rendimento: 2 unidades de 16cm de diâmetro

Ingredientes
1º Esponja ( Massa mãe)
120 g de farinha sem fermenta
120 ml de água morna
12g fermento biológico em pó ( fermento de padeiro) de saqueta

2º Preparação da Massa
Esponja ( Massa mãe) preparada

120g de açúcar
120 ml de água morna
550g de farinha + extra para polvilhar se necessário
8 gemas
Citrinos: raspas de 1 tangerina/2 laranjas/ 1 limão
180g de manteiga amolecida
300g de pepitas ou gotas de chocolate negro ( ou chocolate partido em pedaços)

Preparação

1º Esponja ( Massa mãe)

Junte numa tigela todos os ingredientes para preparar a esponja. Reserve, tape com película aderente e deixe descansar durante pelo menos 30 minutos.

2º Preparação da Massa

  1. Coloque a bater a massa esponja com o açúcar, a água, os citrinos, as gemas.
  2. Bata com a ajuda da batedeira ( use o batedor em espiral) e vá acrescentando aos poucos a farinha. Deixe bater bem até ligar bem todos os ingredientes, durante aproximadamente 10 minutos.
  3. Finalmente adicione a manteiga gradualmente e bata entre cada adição. Bata bem até a massa apresentar-se homogénea, lisa e elástica.
  4. Finalmente adicione o chocolate, na batedeira numa velocidade muito baixa ou numa bancada polvilhando-a previamente com farinha onde deverá abrir a massa com o rolo, espalhar as pepitas de chocolate e fechar a massa como se fosse um envelope.
  5. Molde a massa em bola e reserve numa tigela polvilhada com farinha. Tape com película aderente e deixe descansar até duplicar de volume, 1h-2h.
  6. Forre duas formas de 16cm com papel vegetal, o fundo com um circulo e a lateral com uma tira de aproximadamente 12 cm de altura. Como alternativa poderá comprar em lojas especializadas, formas de papel próprias para panetone.
  7. Após a massa levedar, divida-a em duas partes, forme duas bolas e coloque cada uma na respetiva forma. Deixe agora levedar até triplicar de volume, pode levar 4 à temperatura ambiente ou 8 h no frigorífico. Caso guarde no frigorífico, não se esqueça de retirar do frio 1 hora antes de colocar a massa no forno, para ativar o fermento existe na massa.
  8. Faço um golpe em cruz na superfície da massa e coloque uma colher de sopa de manteiga para que a crosta fique crocante.
  9. Leve ao forno aquecido a 165ºC/170ºC durante aproximadamente 50 minutos.
  10. Retire do forno e deixe arrefecer num ambiente aquecido, isto para que variações bruscas de temperatura não façam o panetone abater bruscamente o seu volume.
  11. Decore a seu gosto