Ingredientes

500g de farinha de trigo sem fermento ( de preferência uma farinha T65) ou 300 g de farinha de trigo e 200g de farinha integral
400ml de água morna ( de preferência usar água mineral ou filtrada *, sem cloro, o cloro é prejudicial à fermentação)
8g de sal
1 colher de café de fermento seco de padeiro

*Se usar água da torneira, deixe a água numa caneca durante 3 horas para que evapore o cloro.

Preparação

1. Misture a farinha com o fermento, acrescente a água, o sal e misture. Cubra e reserve por 30 minutos.
2. Mantenha a massa na tigela. Estique um pedaço da massa e dobre até o centro, faça isso umas 8 vezes até cobrir todo diâmetro da massa (isso deve levar de 10 a 20 segundos). Cubra e deixe descansar por 10 minutos.
3. Repita o passo 2 por mais 3 vezes, deixando descansar 10 minutos entre as voltas.
4. Finalmente após as últimas voltas, cubra e deixe descansar por 12 horas à temperatura ambiente ( 1ª fermentação).
5. Assim que fermentar, colocar a massa sobre uma bancada polvilhada com farinha.
6. Estique as bordas da massa e dobre-as até o centro para formar uma “trouxinha” e feche-a bem no meio usando a ponta dos dedos. Vire a emenda para baixo e molde uma bola, usando as duas mãos.
7. Cubra a tigela ou cesto redondo com um pano e polvilhe-o com bastante farinha.
8. Coloque a massa com a emenda para cima, polvilhe novamente com farinha, cubra com outro pano e deixe fermentar( 2ª fermentação) durante 2 horas.
9. Aqueça o forno a 250ºC sem ventilação. Coloque no forno uma panela ( de preferência de ferro) com tampa e deixe aquecer 30 minutos.
10. Retire a panela do forno, polvilhe o fundo com farinha e coloque a massa. Polvilhe com farinha. Coloque a tampa e leve ao forno, 25 minutos com a tampa e 25 minutos sem a tampa para tostar . Cuidado com o forno se for muito quente reduza a temperatura a 220ºC nestes 25 minutos finais.
11. Retire a panela do forno e retire o pão da panela. Deixe arrefecer sobre uma grelha ou rede durante 1 hora antes de o fatiar.