Há doces que são mais do que receitas: são pedaços de memória que guardamos.
O bolo de ananás invertido é um desses clássicos, que tantas vezes brilhou em almoços de família e mesas de domingo remetendo-me à infância. Um pouco de nostalgia não faz mal a ninguém e trazer um pouco das nossas memórias dá mais cor às nossas vidas.
Para trazer a maior frescura para a mesa, troquei o ananás em calda de lata que pouco aprecio pelo frescor do abacaxi natural e adicionei o perfume do leite de côco. O resultado é um bolo com um toque exótico e tropical, que nos remete de imediato para os dias de verão e desperta novas lembranças.
Se gostam destas memórias em bolos simples de outros tempos, podem encontrar no meu E-book “Bolos com Memórias" uma coleção de receitas que celebram sabores intemporais e a doçura das minhas recordações.
Vamos então descobrir como preparei este bolo invertido de abacaxi e côco.
Ingredientes
· 1 abacaxi descascado, fatiado em rodelas e sem o caroço
· Caramelo para revestir o fundo da forma (utilizei 180g de açúcar)
· 200g de farinha com fermento
· 125g de manteiga derretida
· 200g de açúcar
· 4 ovos
· 100ml de leite de côco
· Para a calda final: 100ml de leite de côco + 100ml de leite + 1 colher de sopa de açúcar
Preparação
1. Comece por preparar caramelo. Fiz um caramelo seco e no final adicionei 3 colheres de sopa de água quente para facilitar o revestimento da forma.
2. Revista com o caramelo, uma forma retangular com aproximadamente 20cm x 30cm de dimensão e disponha as fatias de abacaxi de forma a ficarem encaixadas fazendo uma rede.
3. Aqueça o forno a 170ºC (pode utilizar ventilação para acelerar a cozedura)
4. Para a massa bata os ovos com o açúcar até ficar um batido cremoso e dissolver todo o açúcar.
5. Misture a manteiga derretida com o leite de côco e adicione alternando com a farinha e com ajuda da espátula para envolver bem.
6. Coloque na forma e leve ao forno aquecido durante 25 minutos aproximadamente (faça o teste com um palito).
7. Aqueça a calda com os leites e o açúcar.
8. Retire do forno, coloque imediatamente a calda por todo o bolo e coloque a forma sobre uma rede metálica para arrefecer durante uns minutos apenas para estabilizar. Depois vire a forma sobre um prato, enquanto ainda o caramelo estiver quente para se soltar. Não se esqueça que não se desenforma este bolo frio, ficará todo desfeito.
9. Este bolo fica ótimo ainda morno com uma bola de gelado ou frio com iogurte grego e como maldade final umas gotinhas de caramelo fluido. Cá entre nós, este bolo fica ainda melhor no dia seguinte.
Experimente esta receita e envie-me fotografias, adoro ver os vossos resultados.
Boas receitas, bom verão e até breve!