Tarte "Crumble" de Nectarina

O "Crumble" é uma sobremesa que nasceu em Inglaterra, em plena Segunda Guerra Mundial. Numa época de racionamento, quando faltavam ingredientes para preparar as tartes e bolos tradicionais, as famílias britânicas começaram a cobrir frutas frescas com uma mistura simples de farinha, açúcar e manteiga. O resultado foi surpreendente: uma base macia e sumarenta, com um topo dourado e crocante.

O tempo passou, mas o "crumble" manteve-se como um clássico da cozinha caseira, símbolo de conforto e simplicidade. Hoje, já não é apenas feito com as frutas originais como as maçãs ou ruibarbo, mas também com frutas mais inesperadas, como a nectarina que, ao assar, ganha um sabor delicado e adocicado, perfeito para contrastar com a cobertura crocante.

Esta é uma sobremesa versátil: pode ser servida quente, com uma bola de gelado ou um pouco de natas batidas, ou fria, ao natural, para saborear a fruta no seu estado mais puro.

E porque cada receita de "crumble" tem a sua história, deixo-lhe a minha versão, um Crumble que celebra a tradição britânica mas onde utilizei a massa de crumble como base para a mesma tarte e utilizei a Nectarina, fruta que fica deliciosa e muito delicada em sobremesas. 

Tarte "Crumble" de Nectarinas

Ingredientes

  • 250g de farinha com fermento
  • 100g de açúcar
  • 100g de manteiga com sal
  • 1 pitada de sal
  • 5 nectarinas sem pele e cortada em cubos
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de chá de canela

Preparação

  1. Ligue o forno a 180ºC.
  2. Forre o fundo de uma forma amovível com papel vegetal.

3. Coloque numa tigela a farinha, o açúcar, a manteiga em cubos e o sal.  Esfarele com a ponta dos dedos de forma a obter um preparado areado.

4. Prepare as nectarinas, lave-as, descasque-as e corte-as em cubos pequenos e regulares.

5. Coloque as nectarinas, o mel e a canela numa frigideira e leve ao lume. Deixe-as caramelizar e amolecer mexendo para que não colem ao fundo. Assim que estiverem bem brilhantes retire do lume e deixe-as arrefecer.

6. Para montar a tarte, cubra o fundo  com 2/3 da massa pressionando-a contra o fundo da forma.

7. Finalmente, cubra a massa com as nectarinas e com a restante massa. Pressione na mão de forma a fazer pequenos grânulos. Depois de cozinhados ficarão crocantes.

8. Leve ao forno durante aproximadamente 30 minutos.

9. Decore com açúcar em pó e sirva morno ou frio. 

10. Sirva o crumble morno, simples ou acompanhado de uma bola de gelado de baunilha, vai realçar ainda mais o sabor fresco da nectarina! E seja muito feliz!

Experimente esta receita e partilhe o resultado comigo! Mal posso esperar para ver!

 

 

Voltar para o blogue